PAZ ROUPA NOVA

Páginas

Quem sou eu

Minha foto
LINHARES, ESPÍRITO SANTO, Brazil
BAHIANA, PROFESSORA, FELIZ, AMA E ADMIRA A FAMÍLIA, ACREDITA NA CONCRETIZAÇÃO DOS SONHOS DITOS IMPOSSÍVEIS: ( BASTA TER FÉ E IR A LUTA.

FÉ....

HAVERÁ DIAS EM QUE... DEUS PERMITIRÁ QUE A TEMPESTADE TE ALCANCE...

MAS JAMAIS ESQUEÇA... ELE ESTARÁ AO TEU LADO, ATÉ QUE ELA SE VÁ!

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

DISCURSO DO ORADOR - FORMANDOS EM PEDAGOGIA


FORMANDOS EM PEDAGOGIA / 2012

DISCURSO DO ORADOR – ERICA REGINA SANTANA


Hoje, celebramos uma grande conquista, um dos mais belos momentos de nossa jornada acadêmica. Podermos compartilhá-lo com nossos entes mais queridos, nesta noite, aumenta a nossa alegria e nos faz expressar sinceros agradecimentos a todos que, de alguma forma, contribuíram para essa vitória.

Sabiamente, certa vez, Dom Pedro II proferiu o seguinte: “Se eu não fosse imperador, desejaria ser professor”.

E foi no primeiro semestre do ano de 2009, que assumimos conosco mesmos uma importante decisão: cursaríamos a ciência que nos capacitaria para sermos úteis aos alicerces da educação, e nos tornaríamos professores e pedagogos em 2012!

Quanta expectativa! Iniciamos a nossa vida acadêmica, temerosos diante do novo, do inusitado... inseguros demais em relação aos desafios que nos aguardavam. Confesso que eles foram muitos, mas nenhum maior que a nossa vontade de vencer.

Aos poucos fomos aprendendo a nos respeitar, nos admirar, e a compartilhar as histórias de superação, de lutas, de perdas, de conquistas, e nos tornamos uma família... Alguns tinham ofícios diferentes e hoje já atuam como professores, outros eram solteiros, se conheceram no Curso e se casaram, não é mesmo Aderley e Dameire? 

A verdade é que vivemos juntos momentos extraordinários, como os dias em que nossas colegas Tatiane Gomes, Lucinéia Locateli e Mônica se tornaram as mamães de Alice, Arthur e Isabele, nos legando “sobrinhos”.

Reconhecemos que essa vitória somente foi possível porque pudemos contar com os magníficos alicerces que Deus colocou para nos sustentar:

Os primeiros foram os nossos queridos pais, a quem agradecemos  por nos amarem incondicionalmente e nos ensinarem que é nosso dever sonhar, planejar, executar, transformar positivamente as nossas vidas, e vencer, assim como vencemos hoje.

Paralelamente, nossos sogros, cunhados, cônjuges, noivos, namorados, irmãos e filhos, nos sustentaram e fortaleceram, oferecendo compreensão durante os muitos momentos em que estivemos ausentes ou atarefados demais.... Muito obrigada, mesmo, a todos vocês queridos.

Reconhecemos também que esse dia não seria tão especial, se não tivéssemos podido contar com mestres dedicados e competentes, como os que tivemos no curso de Pedagogia da Faculdade Pitágoras de Linhares.

Permitam-nos não nominá-los, pois jamais nos perdoaríamos se nos esquecêssemos de alguém, mas queremos lhes dizer que somos gratos a cada um de vocês pela sábia mediação do primeiro ao último dia dessa nossa trajetória . Recebam aqui, o nosso eterno respeito, carinho e admiração.

Queridos colegas, nós vencemos! Vencemos, e agora é tempo de nos alegrar. Valeu a pena cada dia de resistência ao cansaço e às dificuldades!

É maravilhoso que estejamos prestes a receber as certificações que dirão que somos professores, que adquirimos competências para atuar na Educação Infantil, nos Anos Iniciais, nas Coordenações Pedagógicas, na Gestão, em ambientes escolares e não escolares.

Aguardam-nos novos desafios, mas o brilho de nossas carreiras dependerá muito de nós. Então, não nos acomodemos, vamos à luta, vamos continuar nossas formações, vamos ser coerentes com nossas crenças, vamos ser úteis à educação! É isso o que Deus quer de nós, ou Ele não nos teria vocacionado e não nos teria trazido até aqui.

Não importa se a sociedade não nos aplaudir por nossos méritos; o importante é saber que, quando estivermos atuando, cada ser que iluminarmos será um a menos na ignorância, e um a mais para nos ajudar a fazer um mundo melhor.

E isso, queridos, iluminar... Os professores e pedagogos sabem fazer muito bem!

E como diria Jean Piget:

Se não morre aquele que escreve um livro ou planta uma arvore, com mais razão, não morre o educador, que semeia vida e escreve na alma.”

QUE DEUS NOS ABENÇOE!!!

16 comentários:

  1. Obrigada querida Sandra! Bênçãos de Deus na sua vida...hoje...e sempre!

    ResponderExcluir
  2. texto magnifico, tirei minhas duvidas. Parabéns...

    ResponderExcluir
  3. Sabias palavras
    Parabens pelo discurso!!!

    ResponderExcluir
  4. Muito inspirador,obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
  5. Que discurso lindo!
    Erica gostaria de pedir autorização para usar seu descurso na minha oratória .

    ResponderExcluir
  6. Bom dia! Gostaria de usar algumas palavras de seu texto para o discurso no dia da minha formatura!
    Tudo bem?

    ResponderExcluir
  7. Boa noite Erica, seu discurso é realmente maravilhoso, gostaria de pedir sua permissão para utilizar algumas partes dele em minha formatura. Desde já agradeço!!!

    ResponderExcluir
  8. Boa noite Erica, seu discurso é realmente maravilhoso, gostaria de pedir sua permissão para utilizar algumas partes dele em minha formatura. Desde já agradeço!!!

    ResponderExcluir
  9. texto fantástico gostaria de pedir permissão para utilizar algumas parte em minha oratória.

    ResponderExcluir
  10. Olá, gostaria de pedir autorização para utilizar o 13° paragrafo.

    ResponderExcluir